sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Tita, 4 anos

A Matilde é muito bonita.
É física. Gosta de abraços, beijos, colo, lha-lhás*.
É meiga,  mas só para quem quer ser meiga e quando o quer ser. Às vezes deixa-nos atrapalhados com a sua honesta e frontal forma de reagir.
Expressa-se de uma forma surpreendente! Nunca conheci ninguém tão novo que falasse como ela. Ninguém sabe ao certo onde aprende tanto em tão pouco tempo. Não nos apercebemos bem aquilo que ela regista mas desconfiamos que é tudo.
Decidida e implacável, aos 4 anos já sabe mais o que quer, do que eu com 40.
Chama-se Matilde e é muito bonita. Mas é muitíssimo mais que isso…



*palavra que conserva das suas primeiras formas de se expressar e significa passar os dedos suavemente no corpo… não são cócegas, não são festas, são… lha-lhás.



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O verão de S. Martinho


Gosto desta dia.
O outono é lindo assim com sol e apanhar caruma e pinhas para assar castanhas faz-me pensar que está tudo confortavelmente no sítio certo.
Hoje comemora-se um dia que parece ter sido escrito para um manual de cidadania. Devemos ajudar quem precisa e, parece estranho mas, homenageamos um homem que apenas por ver um outro cheio de frio lhe estendeu a sua capa para o proteger. É isto que fazem os Homens de bem. Não são indiferentes. Nem devia ser preciso lembrá-lo. Mas é.
Brindemos ao Soldado Martinho.