sexta-feira, 23 de maio de 2014

No fundo do mar há brancos pavores,
Onde as plantas são animais
E os animais são flores.

Mundo silencioso que não atinge
A agitação das ondas.
Abrem-se rindo conchas redondas,
Baloiça o cavalo-marinho.
Um polvo avança
No desalinho
Dos seus mil braços,
Uma flor dança,
Sem ruído vibram os espaços.

Sobre a areia o tempo poisa
Leve como um lenço.

Mas por mais bela que seja cada coisa
Tem um monstro em si suspenso.

Sophia De Mello Breyner Andressen

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ah... a música!

«metade do nosso corpo é água»
...a minha outra metade deve ser música!
***
Agora ando sempre a ouvir os Gaiteiros de Lisboa.
É sempre assim. Em fases.
Ouço muito, muito, uma coisa e depois ponho de lado. Ouço outras COMPLETAMENTE diferentes. Para depois, milhares de dias depois, voltar a ouvir o que deixei (temporariamente) de lado.
Acho que se tivesse coragem fazia isto com tudo na vida.

terça-feira, 11 de março de 2014

O que conta.

Logo de manhã, enquanto assistia às notícias, conheci um grupo de pessoas jovens, um grupo de voluntários, no Porto, mas poderia ser em qualquer cidade, que apoiam os idosos que habitam as suas casas sozinhos nesta cidade. Convertem casas de banho escorregadias em casas de banho seguras e adaptadas às pessoas de idade, decifram linguagens bancárias que lhes chegam em cartas de correio, mudam os tarifários antigos de telefone para outros que lhes são mais vantajosos, passeiam com eles a pé ou de carro pela sua cidade e ouvem as suas lembranças de outros tempos, conversam com eles, são netos, são filhos, que eles não têm.
Comovi-me. Comovem-me as pessoas de bem. As que saem das intenções e ajudam quem precisa.
Estes jovens do Porto, mas que poderiam ser de qualquer outra cidade, chegam à vida destes idosos quando estes, já demasiado resignados, julgavam ser a solidão a sua única companheira.


domingo, 16 de fevereiro de 2014

A família






Na família, pelas mãos da Matilde, eu sou a maior, estou ao centro, tenho as maiores mãos, um ar seguro e confiante.
Obrigada, filha. Estava mesmo a precisar.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Manel, 11 anos

É muito gentil e muito bem humorado. Diz-se dele que é distraído e irresponsável, mas eu tenho a certeza que apenas faz um esforço enorme por se passear por este mundo que nem sequer é o dele!
Então temos que lhe dizer as mesmas coisas muitas muitas muitas vezes porque ele raramente as consegue ouvir lá do seu planeta distante.
Deve ser lindo o sítio onde vive... Mantém-no ingénuo e sereno . Gosto disso nele.
Alimenta-se de livros e caminha em bicos de pés.
Às vezes é cansativo comunicar com alguém assim, mas tenho muita consciência de que sou a mãe da pessoa mais especial que existe! Fez 11 anos e é o rapaz mais lindo do mundo.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Tita, 4 anos

A Matilde é muito bonita.
É física. Gosta de abraços, beijos, colo, lha-lhás*.
É meiga,  mas só para quem quer ser meiga e quando o quer ser. Às vezes deixa-nos atrapalhados com a sua honesta e frontal forma de reagir.
Expressa-se de uma forma surpreendente! Nunca conheci ninguém tão novo que falasse como ela. Ninguém sabe ao certo onde aprende tanto em tão pouco tempo. Não nos apercebemos bem aquilo que ela regista mas desconfiamos que é tudo.
Decidida e implacável, aos 4 anos já sabe mais o que quer, do que eu com 40.
Chama-se Matilde e é muito bonita. Mas é muitíssimo mais que isso…



*palavra que conserva das suas primeiras formas de se expressar e significa passar os dedos suavemente no corpo… não são cócegas, não são festas, são… lha-lhás.



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O verão de S. Martinho


Gosto desta dia.
O outono é lindo assim com sol e apanhar caruma e pinhas para assar castanhas faz-me pensar que está tudo confortavelmente no sítio certo.
Hoje comemora-se um dia que parece ter sido escrito para um manual de cidadania. Devemos ajudar quem precisa e, parece estranho mas, homenageamos um homem que apenas por ver um outro cheio de frio lhe estendeu a sua capa para o proteger. É isto que fazem os Homens de bem. Não são indiferentes. Nem devia ser preciso lembrá-lo. Mas é.
Brindemos ao Soldado Martinho.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O meu trabalho

No meu trabalho, as pessoas sorriem muito. As pessoas abraçam-me muito e dizem "hummm, cheiras tão bem!"
No meu trabalho as pessoas gostam muito de fazer plasticina, de cantar e de dizer lengalengas. Até sabem algumas de cor que eu lhes ensinei!
No meu trabalho as pessoas falam de póneis coloridos que voam no céu e desenham-nos para eu os ver. As pessoas, no meu trabalho, gostam muito de me oferecer desenhos.
Quando, no refeitório do sítio onde trabalho, servem batatas fritas, as pessoas dizem iupiiiiii! E quando há gelatina de morango também.
As pessoas no meu trabalho são mesmo alegres mas às vezes ficam tristes, sobretudo se não lhes querem dar a mão no "comboio"...
Eu, se pudesse, queria ter 20 braços. Dava a mão a todas elas e voavamos como os póneis coloridos, pelo céu.

domingo, 22 de setembro de 2013

The time to shut down

"There’s a time to work hard, and there should be a time to shut down. Otherwise, it all blends together and nothing has any space." by Leo Babauta

sábado, 21 de setembro de 2013

Bom dia!

Gosto de acordar cedo. Quando todos ainda dormem. Só a Joana, na cozinha, onde dorme, já sabe que acordo sempre às seis horas e que a primeira coisa que faço é amornar uma tigela de leite para ela. Mia, ronrona e enrosca-se nas minhas pernas impaciente.
Depois sou eu. Tenho o meu único momento do dia a sós comigo e, com uma chávena de café com leite, brindamos ao novo dia.

(A vista da janela da cozinha - coração, ao acordar. )

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Inspirações alheias

a - um fio de luzinhas de natal enfeitado com nós de fitas de várias cores.

b - um tapete feito t-shirts velhas e crochê.

c - um picô assim.

d - um mobile de peixinhos e barco de tecidos bonitos.

e - ganchos de feltro amores-perfeitos.

f - bordar um padrão.

domingo, 1 de setembro de 2013

Ainda na cozinha...

Gosto de estar na cozinha. Acho que a cozinha é o coração das casas.
Gosto de cozinhas-coração :-)
A minha cozinha é um espaço-multifunções. Aqui, eu vejo televisão enquanto deixo queimar alguma coisa no forno... Eu leio, trato das roupas, ouço música, navego na internet, faço trabalhos manuais e, claro, cozinho.
É um verdadeiro laboratório. Como uma cientista, experimento sabores novos e invento novos pratos.
A minha cozinha é pedagógica! A Tita e o Manel aprendem a fazer tantas coisas na cozinha...
Hoje fizemos bolachinhas de chocolate. Ficaram perfeitas! E deliciosas.
Eu juro que só comi uma para provar... Então?! tinha que testar a credibilidade do trabalho científico...